Teoria Da Burogracia
Max Weber nasceu em 1864, na Alemanha e morreu em Munique, vítima de pneumonia, no dia 14 de junho de 1920. Foi um dos principais fundadores da teoria da burocracia.
Segundo o conceito popular, a burocracia é visualidade geralmente como uma empresa ou organização onde papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema e não ao sistema em si mesmo.
Apesar de todas as críticas ao mecanismo da burocracia para Max Weber é exatamente o contrário. A burocracia é a organização eficiente por excelência. E para conseguir essa eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. A teoria é voltada para descrição e explicação dos fatos e não a intervenção de normas e prescrições.
Vamos ao longo do trabalho buscar o conhecimento da necessidade do surgimento da burocracia e sua história, analisando assim, os dois lados da burocracia, tanto o lado favorável, quanto o desfavorável.
A origem da burocracia
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos: A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais; a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas; o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos; o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da