Artigo Turnover
COMO RETER TALENTOS E DIMINUIR TUNOVER NAS EMPRESAS
GOIÂNIA
2015
AGNALDO
EDELSON CAMPOS
GABRIELLE MENDES
MÁRCIA CRISTINA
THUANNY MAYARA
VAGNER UILIANS
WAGNER RODRIGUES
O CLIMA ORGANIZACIONAL: UM CONCEITO MOTIVADOR PARA REDUÇÃO DO TURNOVER
O Turnover ou índice de rotatividade de pessoal nas empresas é a relação entre as demissões e admissões de um determinado período. O Turnover é um fator que existe dentro das empresas e que gera custos mensuráveis com a contratação de novos funcionários e também custos de desligamentos. Além dos custos com treinamento de novas pessoas e tempo de adaptação..
Sabe-se que ao passar dos anos as gerações tem tido mais oportunidade de conhecimento e assim, buscam um melhor aproveitamento de suas habilidades dentro das empresas. Por isso, todos os profissionais ligados a cargos de liderança e gestão devem estar atento aos anseios de seus colaboradores para garantirem a permanência do mesmo dentro da empresa e evitar assim, os gastos constantes, com recrutamento, seleção e treinamentos de novos colaboradores, perdendo tempo de produtividade e recursos financeiros.
“As organizações não podem mais achar que para reter talentos basta oferecer salários altos. Os profissionais de hoje querem se sentir parte integrante das causas da empresa, precisam ser desafiados e, é claro, gozar de qualidade de vida no ambiente de trabalho”(Andréa Gauté).
FATORES QUE GERAM TURNOVER
Os problemas relacionados ao alto nível de rotação de pessoal podem ter seu início mesmo durante o recrutamento e seleção. Pode também ocorrer problemas com o treinamento, o colaborador não receber uma capacitação adequada, ou, ainda, pode se desmotivar ou então perceber que foi atraído para uma atividade que é um pouco divergente da proposta, entre outros fatores que o fazem desistir de trabalhar em determinada empresa (OLIVEIRA, 2006) Chiavenato (2004) também ressalta que as causas são