Pequisa
Introducao
O presente trabalho pertence a cadeira de Contabilidade Orçamental, dentro do Curso de Administração Pública, 3º ano. Nela contém o produto das actividades recomendadas durante a 2ª sessão presencial decorrido em Abril de 2013 na Universidade Católica - Centro de Ensino à Distância de Quelimane
Para comecar é preciso entender os significados dos elementos e conceitos de base para compreensão do objecto de estudo do módulo; Contextualizando a emergência, a evolução e as diversas utilizações dos termos e de suas terminologias na administração e gestão. Em seguida explicamos o conseito de administrar onde são enfocados grandes teorias de Taylor e Fayol, teorias de burogracias por Max Weber, ao definir a administração não fica de fora as suas funções, onde o administrator tem como papel, Planejar, Organizar, Liderar.
Falamos tambem adinate das funções de Planeamento, esta que é a peça fundamental, sendo aqui definido o termo “Pensar”, o planemanento na chefia, informação e decisão acção.
São sitadas aqui como diferentes naturezas e regras de acção as seguintes:
Politicas; Procedimento de Rorina ou metodos, Planear e tomar decisões, definir o problema, Obter toda informação, formular alternativas, avaliar alternativas e decidir.
UNIDADE V
DOTACOES E ALTERACOES ORCAMENTAIS
Quais sao as consequencia que as alteracoes orcamentais podem provocar ao orcamento aprovado?
Resposta:
Segundo Bonifacio Inacio Eduardo no Modulo unico da UCM da contabilidade orçamental pag55 diz na alteração do orçamento provoca naturalmente a diminuição em outras, visto que é necessario garantir o equilibrio orçamental. São as chamadas anulações em despesas nestes casos, porem há que calcular os duodecimos da dotação.
Estabeleca a diferença existente entre a dotação reforçada e a reduzida?
Resposta:
Dotação reforçada-Dividendo: soma da dotação(apos abatimento do duodecimos dos meses