Teoria da burocracia
Teoria da Burocracia
Faculdade ITOP Palmas-TO
19/02/2013
Introdução
Nesse estudo vamos abordar a Teoria da Burocracia, mostrando o seu surgimento no meio histórico e como veio a somar positivamente ao meio administrativo, dando ênfase as suas principais características, bem como sua ideia e desenvoltura no ambiente empresarial, suas vantagens e como suas variadas tipologias de burocracia são aplicadas em uma organização tornando-a mais eficiente e eficaz. E sua importância para o crescimento das empresas de hoje.
Teoria da Burocracia
Na década de 40, surgi na Administração uma teoria fundamentada na falha da Teoria Clássica e na Teoria das Relações Humanas, criada pelo sociólogo alemão, Max Weber.
Weber detectou diversos aspectos para criar então a Teoria da Burocracia, como a contradição entre as Teorias Clássica e a Teoria das Relações Humanas que não abordavam um fim ideal para os problemas de organização. Dai então a necessidade de um modelo de organização racional para reestruturar toda a organização humana e também da empresa, de forma que ela se torne mais formal e com isso se respaldem em uma norma ou lei especifica para a situação. Também com o crescimento das empresas e o aumento de sua complexidade, surgi à necessidade de modelos organizacionais mais bem definidos. Quando o ser humano elaborou suas normas e códigos em relação ao tratamento para com as pessoas bem como das pessoas para a empresa, surgi à burocracia primeiramente na mudança religiosa após o renascimento.
Contradizendo Karl Marx que dizia que, o novo modelo de produção era fruto de inovações tecnológicas e relações de propriedade, Weber afirma que o novo modelo de produção é produto final do conjunto de normas sociais morais, que regem oque empresas e pessoas podem ou não fazer.
A Teoria da Burocracia traz a ideia organizacional, baseada na racionalidade, na adequação dos meios e fins, buscando excelência de seus objetivos, uma vez que uma norma é