Teoria da burocracia
Caráter formal das comunicações
A burocracia é uma organização ligada por comunicação escrita. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas. Como as comunicações são feitas repetitiva e constantemente, a burocracia lança mão de rotinas e formulários para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização.
Caráter racional e divisão do trabalho
A Burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade que é adequada ao objetivo a ser atingido, ou seja, a eficiência da organização, através de:
▪ aspecto funcional da burocracia; ▪ divisão sistemática do trabalho, do direito e do poder; ▪ estabelecimento das atribuições de cada participante; ▪ cada participante passa a ter o seu cargo específico, suas funções específicas e sua área de competência e de responsabilidade; ▪ cada participante sabe qual é a sua capacidade de comando sobre os outros e quais os limites de sua tarefa;
Rotinas e procedimentos
A burocracia fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo:
▪ O ocupante do cargo não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça; ▪ a disciplina no trabalho e o desempenho no cargo são assegurados por um conjunto de regras e normas, que tentam ajustar o funcionário às exigências do cargo e das organizações; ▪ todas as atividades de cada cargo são desempenhadas segundo padrões claramente definidos.
Completa previsibilidade do funcionamento
O modelo burocrático de Weber parte da pressuposição de que o comportamento dos membros da organização é perfeitamente previsível:
▪ os funcionários devem comportar-se de acordo com as normas e