teoria da burocracia
EXERCÍCIOS:
1) Mario Aguiar, gerente de departamento da Excelsa, tem suas opiniões próprias a respeito da estrutura organizacional da empresa. Ele sabe que o rígido modelo burocrático adotado pela empresa tem várias dimensões, cada qual podendo ser aumentada ou diminuída conforme as necessidades. Mario gostaria de conversar com a diretoria da empresa para expressar suas idéias a respeito de uma estrutura organizacional melhor.
Se você estivesse no lugar de Mário, o que faria?
Conservaria a uniformidade de rotinas de procedimentos, a profissionalização dos participantes, e descartaria a exibição de autoridade e a despersonalização nos relacionamentos.
2) A Excelsa é uma empresa que tem tudo para dar certo. Mas tudo sai errado. Ela adotou um caráter legal e formal, definiu cargos e posições hierárquicas, elaborou rotinas e procedimentos e profissionalizou a diretoria e os participantes. Nada mais correto. Contudo, o resultado está decepcionando: as pessoas apenas seguem as normas e procedimentos, o formalismo é total e o papelório é uma loucura, as pessoas resistem às mudanças, o relacionamento entre os funcionários é precário e superficial, os chefes abusam das suas mordomias e se afastam dos subordinados e os clientes vivem reclamando da falta de atenção aos seus problemas.
Se você fosse diretor da Excelsa, o que faria?
Como o modelo burocrático da organização está indo de mal a pior, a melhor alternativa seria valorizar aquilo que está dando certo e ajustar o que está ruim. Como a comunicação de caráter formal não está dando certo o primeiro passo seria fortalecer o relacionamento do grupo, e só depois pensar no próximo problema.
3) Pedro de Almeida pretende criar grupos de trabalho interdependentes compostos de funcionários provindos dos quatro departamentos para que conheçam melhor o que ocorre dentro de cada um deles.
O que você acha dessa idéia? Quais são suas vantagens?
É uma ótima idéia, pois o trabalho é