Importância da água
A água é um bem de grandeza imensurável no mundo inteiro. Entretanto, a parcela de água doce, ou seja, que é aproveitada para o consumo é de apenas 4% de todo seu volume. Por haver “pouca” quantidade e uma população muito grande no planeta que cresce a cada ano, é muito importante que o ser humano passe a utilizar desse bem de maneira racional evitando ao máximo o desperdício, sendo esse um dos maiores desafios da atualidade com o receio de faltar água para saciar a população.
Felizmente, o Brasil é um dos países mais ricos em quantidade de água doce no mundo inteiro. Entretanto, não é em todas as regiões que essa água está presente de forma abundante. O estado de São Paulo, que é o mais populoso estado do país, com um consumo bastante elevado e com isso, começa a ter problemas. A água é um bem presente na maior parte dos produtos fabricados e, até mesmo no homem, que deve economizar cada vez mais esse recurso essencial para a vida. Muitas vezes, há maneiras muito simples de evitar o desperdício como fechando torneiras, não lavando calçadas com mangueiras, reaproveitando águas de máquinas de lavar para utilizá-las nas próprias calçadas, sabendo como aproveitar água de chuvas em jardins, fechando registros evitando qualquer tipo de vazamento que em pouco tempo pode ser o suficiente para desperdiçar milhares de litros de água, entre outras maneiras simples que não custam ser procuradas e utilizadas.
A maior fonte de energia do Brasil vem das hidrelétricas. Por isso, há o projeto de uma nova usina hidrelétrica a ser criado no Brasil que é a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, uma obra marcada por algumas polêmicas como a destruição de florestas, alguns ecologistas temem também uma ocupação desordenada das áreas do entorno de Belo Monte podendo intensificar o desmatamento da área. A hidrelétrica terá dois lagos que são os reservatórios dos Canais e do Xingu, que a partir da construção da barragem principal farão com que a calha do rio seja