Teoria da Burocracia
Nasceu em 1864 em Erfurt na Antiga Prússia e Morreu em Munique em 1920. É considerado um dos fundadores da Sociologia. Trabalhou em diversas universidades alemãs. Foi muito influente no cenário político da época, consultor no tratado de Versalhes. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia. Um dos seus objetivos principais foi confrontar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nasceu somente da exploração do homem pelo homem. Intenso estudo sobre o Capitalismo e grande contribuição para economia.
Sociologia economica
Max Weber é considerado, atualmente, um dos precursores da sociologia econômica, um ramo da sociologia que busca os elementos formadores da economia e do mercado, as ações sociais.Para Weber, o capitalismo é um fenômeno que atravessa a história, pois a busca do lucro já pode ser localizada nas sociedades primitivas e antigas. Com base nestes dados, construiu diferentes tipos ideais de capitalismo, como a capitalismo aventureiro, o capitalismo de Estado, o capitalismo mercantil, capitalismo comercial, etc.
Capitalismo Moderno
Na visão Weberiana, o capitalismo existe desde os tempos antigos como relação de compra e venda de mercadorias. O capitalismo moderno é a partir de quando o dinheiro deixa de ser acumulado para ser aplicado. A mão de obra virou mercadoria, o proletário vende sua mão de obra para o patrão, que o paga um salário, e se apropria da produção para adquirir lucro.
Livro
Em “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo’, Weber discorre sobre a relevância da reforma protestante para a formação do capitalismo moderno, de modo que relaciona as doutrinas religiosas de crença protestante, para demonstrar o surgimento de atuação de relações sociais, que favorece e caracteriza a produção de excedentes, gerando o acúmulo de capital. Quando o trabalho passou de ser uma maldição, para os católicos,