Teoria da Burocracia
Teoria da Burocracia
A Teoria
A Teoria da Burocracia começou na Europa no inicio do século XX como uma alternativa para as outras teorias, a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade.
Neste trabalho pretendemos passar cada ponto desta Teoria desde seu começo até as criticas a ela.
A burocracia é muito antiga, porem só veio à tona a partir de Max Weber. Os Estudos de Weber foram ao mesmo tempo com a de Fayol com a Teoria Clássica e a de Taylor com a Teoria Cientifica.
A Teoria burocrática ajudava na organização das empresas que estavam crescendo em tamanho e complexidade, pois procurava estabelecer uma estrutura, estabilidade e ordem dentro da empresa.
Teoria da Autoridade
Uma das Teorias de Weber foi a Teoria da Autoridade onde ele distingue o conceito de autoridade confrontando com outras duas formas de influencia que são:
Poder, que é onde o individuo executa a vontade de quem esta mandando, com medo. Pois sofre ameaças, ela é manipulada.
E a persuasão, onde a pessoa convence a outra a fazer aquilo que ela quer pelo meio mais racional. E esta seria a autoridade para Max Weber pois para ele a pessoa tem que obedecer voluntariamente, e se ela é acuada de alguma maneira ela não estará fazem a coisa voluntariamente.
Em uma empresa a pessoa tem mais autoridade de acordo com seu cargo, quanto maior o cargo maior sua autoridade e seu poder.
Segundo Weber havia três tipos de autoridade:
A Autoridade tradicional, onde a autoridade é meio que herdada, ela vem do direito divino. As sociedades que usam este tipo de autoridade são Tribos, Sociedades Medievais e a Família.
Na Autoridade Carismática A fonte decorre dos traços pessoais de um indivíduo, ou seja, é algo personalístico, místico, arbitrário, baseado no carisma. Não é racional, herdada ou delegável, já que própria de alguém. Os que melhor representam este tipo de autoridade são profetas, heróis, líderes, guerreiros, que acabam por se manifestar em grupos