sistemas de navegaçao satelites
Este trabalho tratará especificadamente de apenas três sistemas: O GLONASS, GALILEO E COMPASS, todos esses sistemas partilham de um mesmo funcionamento, em que o processo de obtenção da posição é chamado de trilateração e consiste em utilizar no mínimo três satélites que disponibilizam informações horárias para determinar a localização (longitude, latitude e altitude) com precisão de poucos metros para o uso civil, chegando a decímetros para o uso militar. Os receptores utilizam os sinais horários emitidos pelos satélites para calcular com precisão o tempo e a posição geográfica em que se encontram
O GLONASS é o sistema de navegação via satélite que vem sendo desenvolvido pela Rússia desde 1976, O primeiro satélite Glonass, lançado em 12 de outubro de 1982, tinha apenas objetivos militares. Esta posicionado a 64,8° de inclinação dos planos orbitais em relação ao plano do equador e a 19.100 km de altura acima da superfície da Terra. O semi-eixo maior da órbita possui 25510 km, a frequência fundamental é de 5,11 MHz e suas efemérides transmitidas pelos satélites são coordenadas cartesianas geocêntricas e suas derivadas.
A versão do sistema para uso civil foi lançada em 1993. Hoje o GLONASS já conta com 24 satélites em órbita responsáveis pelo o fornecimento de dados de posicionamento, ficam distribuídos entre três camadas com 8 satélites em cada, e a posição do equipamento é formada por no mínimo 3 deles através de um processo chamado trilateração, o que garante a precisão de posicionamento do sistema. É o sistema de navegação por satélite, equivalente ao NAVSTAR GPS norte-americano de navegação por satélite e já está disponível para uso nos aparelhos mais moderno. 1.1 CURIOSIDADES:
• Precisão com SP:
– 5-10 m horizontalmente;
– 15 m