Sistema GNSS
GNSS é a sigla inglês de Global Navigation Satellite Systems que traduzida para o português significa “Sistema de Navegação Global por Satélite”. GNSS é um termo utilizado para representar todos os tipos de sistema de Posicionamento Global por Satélite ou uma constelação de satélites popularmente chamados de GPS’s em função do sistema NAVSTAR (primeiro sistema GPS Americano). Este sistema faz uso de satélites artificiais, e com um receptor de satélites podemos capitar seu sinal e então localizar qualquer lugar do globo, seja ele na terra, no ar ou no mar. Eles nos garantem Posição tridimensional, velocidade instantânea e Disponibilidade 24 horas por dia, no planeta todo.
Inicialmente GNSS foi criado para suprir as necessidades militares de rastreamento, mais com a evolução da civilização, esse sistema foi se tornando necessário também para o uso civil, em agricultura de precisão, levantamentos topográficos, mapeamento, sistemas de transportes, entre outros...
Para obter uma cobertura mundial, deve-se obter uma constelação de no mínimo 24 satélites, para que um receptor terrestre posa utilizar o sinal de no mínimo quatro ou cinco satélites. Para que se determinem as coordenadas de um receptor, três satélites são suficientes, e para sincronizar o tempo, precisa-se de mais um ou dois satélites.
Atualmente, apenas dois sistemas GNSS são considerados operacionais e com alcance global, que sao o sistema GPS e o sistema Glonass. Mas Existem outros sistemas GPS’s além desses, São eles: Galileo (Europeu) e mais recentemente o Beidou/Compass (Chinês).
Com mais de um sistema de navegação, temos a vantagem de eles trabalhem juntos. Quanto mais satélites em operação, mais sinal e mais precisão no levantamento de coordenadas.
História
O primeiro sistema de navegação Global por Satélite que começou a operar iniciou em 1967 e seu nome era TRANSIT (americano). Ele permitia determinar a posição medindo o efeito doppler do sinal de rádio transmitido pelo