Sistemas de navegação de satélite - GNSS
Universidade Federal de Goiás
Campus Avançado de Catalão
Departamento de Engenharia Civil
Sistemas de Navegação de Satélite - GNSS
Disciplina: Geodésia
Docente: Joana Tabata
Discente: João Pedro Sena
Matricula: 124279
Catalão, 20 de maio 2014.
#Introdução
Um GNSS estima a localização de objetos fixos e móveis na terra, na atmosfera e no espaço utilizando temporizações precisas e triangulações geométricas. Disponíveis ao redor do mundo, os satélites GNSS fornece posicionamentos tridimensionais exatos para qualquer um que possua o rádio receptor apropriado e equipamento para processamento. Enquanto a cobertura provida por um GNSS é global, sua precisão e disponibilidade variam com a condição local. Generalizando, os sinais tendem a ser mais fracos em áreas próximas aos polos e em áreas urbanas.
Uma combinação de diferentes sinais de rádio transmitidos em intervalos precisos por cada satélite de uma constelação GNSS até a terra permite um receptor determinar sua posição através da triangulação geométrica. O posicionamento verdadeiro é possível com a cronometragem de quanto tempo leva para o sinal alcançar o receptor enviado pelos satélites. Através do atraso da transmissão, o receptor pode calcular a distância entre ele e o satélite em órbita. Usando informações dos quatro satélites, o receptor é capas de determinar precisamente sua posição tridimensionalmente. Teoricamente, apenas três satélites são necessários para se calcular a posição de um receptor na terra.
Porém, um quarto satélite é necessário para adicionar uma compensação de tempo que ocorre entre o marcador do receptor e o dos satélites. Resumindo, um maior número de satélites resulta numa maior precisão nos resultados.
Dentre os GNSS mais utilizados, o Global Positioning System (GPS), criado pelos
EUA, é o mais conhecido e com operação mundial e completa. As novas gerações de
GNSS possuem tendência de crescimento na próxima década, entre