Teoria da Burocracia
Origem: Desenvolve – se na administração por volta de 1940.
A burocracia é uma forma de organização humana baseada na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, para garantir máxima eficiência para alcançar tais objetivos. A expressão burocracia muito conhecida do povo Brasileiro, nos lembra, ineficiência e papelório. Exigências de uma série de documentos com firmas reconhecidas, pagamento de taxas, carimbos, processos, democracias, propinas e mais propinas para que determinado problema seja resolvido.
Está presente nos órgãos públicos dos governos, federal, estadual e municipal seja na administração direta ou nas estatais controladas pelo governo.
Burocracia é o tipo ideal de uma organização formal da sociedade, caracterizada pela legitimação hierárquica da autoridade, com poderes e responsabilidades atribuídas a funcionários que ocupam posições numa determinada hierarquia maraca pelo direito a carreira.
Max Weber (1864 – 1920) 56 anos criador da sociologia da burocracia. Foi professor e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Autor dos livros: A Ética Protestante e o Espirito de Capitalismo) traduzido para o inglês e publicado em 1930.
Características da Burocracia Segundo Weber:
Para Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica com detalhes como as coisas deverão ser feitas.
Segundo Max Weber a burocracia tem as seguintes características:
Caráter Legal das Normas e Regulamentos:
É uma organização baseada em uma legislação própria que define antecipadamente como a organização deverá funcionar.
Essas normas e regulamentos são escritos e abrangem todas as áreas de organização, são legais porque conferem ás pessoas investidas da autoridade um poder de coação (coagir) sobre os subordinados.
Caráter formal das comunicações:
A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As decisões, regras e ações