vitaminas
VITAMINAS:
REVISÃO DE CONHECIMENTOS BÁSICOS
FUNÇÕES GERAIS DAS VITAMINAS
As vitaminas desempenham a função de catalisadores no organismo humano. Por este motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, as hormonas e os oligoelementos.
Graças aos biocatalisadores, torna-se possível a produção de reacções num meio tão difícil como é o organismo humano: um meio aquoso, que deve manter uma temperatura constante de 37 graus.
As vitaminas activam a oxidação dos alimentos, as reacções metabólicas e facilitam a libertação e a utilização de energia. Desta forma, permitem que o organismo possa aproveitar as substâncias plásticas e energéticas proporcionadas pela ingestão de alimentos: as proteínas, os açúcares, as féculas e as gorduras (ver quadro da página 4).
FUNÇÕES BIOQUÍMICAS DAS VITAMINAS
Sabe-se que a maioria das vitaminas do grupo B representam o grupo prostético das coenzimas na medida em que intervêm em múltiplas reacções enzimáticas de degradação ou de síntese, graças às quais os hidratos de carbono, os lípidos, os prótidos e todos os elementos nutritivos ingeridos com os alimentos são transformados e, deste modo, proporcionam a energia indispensável para o trabalho celular, para constituir, eventualmente, reservas energéticas e para aportar os elementos necessários para a manutenção e crescimento das estruturas do organismo. Por outro lado, a sua actividade conhecida como coenzimas faz das vitaminas elementos indispensáveis para as transformações incessantes e as renovações permanentes que condicionam a vida celular.
Nem sempre é fácil estabelecer uma estreita correlação entre a actividade fisiológica das vitaminas e as manifestações clínicas dos estados de carência. A cegueira crepuscular por carência de vitamina A constitui um dos casos em que existe uma relação bastante evidente na medida em que o retinol intervém activamente como receptor da luz dos bastonetes da retina.
Por outro lado,