Teoria da burocracia
A própria sociedade capitalista moderna estava se organizando e se estruturando. Ele disse que as organizações deviam se organizar.
Uma organização não tem como funcionar sem haver registro, regras, não funciona.
Max Weber – sociólogo – estudo dos relacionamentos entre as pessoas e que essas interações aconteciam numa rede formal de relacionamentos.
Uma organização só podia existir quando houvesse uma rede formal de relacionamento.
Organização – grupo de pessoas com objetivos comuns.
Regras que padronizam o comportamento (importante para grandes empresas, muitos funcionários realizando a mesma função)
- funcionários produzindo a mesma coisa, com índices de produção diferentes, um produz 50, outro 10 e outro 25. Poder replicar o comportamento de 50 para todos e assim aumentar produtividade, embutir no empregado o modo de trabalhar.
As normas/regras padronizam comportamento.
Hierarquia – estabelece a cadeia de comando da empresa. O grau da pessoa na cadeia hierárquica é possível definir salário, atribuições etc.
Elimina o julgamento subjetivo – avalia pontos fortes e fracos (isso é análise objetiva, levar em conta fatores que podem ser quantificados). Por exemplo, no caso de eliminar quem produz menos, um produz 50 e outro 10, deve ser eliminado quem produz menos, no caso o que produz 10 seria demitido. A análise subjetiva leva em conta tempo de casa, relacionamento humano, itens que não pode ser quantificados.
Burocracia elimina análise subjetiva, pois estabelece uma regra. Regra é universal, para todos.
** Críticas:
Burocracia – surgiu ferramenta de organização e métodos – manual de rotina
Manual de rotina – registra todas as atividades a serem executadas. Fruto do modelo