Patrimônio Historico
Patrimônio é tudo aquilo que se acumula como algo de valor e se passa para as futuras gerações. Por muito tempo foi esquecido pela população, mas há alguns anos atrás vem sendo valorizado e preservado como algo que reforça e nos faça lembrar nosso passado.
Dentro do patrimônio histórico esta o patrimônio cultural, que é tudo aquilo que o homem transforma, vai desde imóveis, fotografias, mobiliário, utensílios, roupas, etc. O patrimônio cultural é dividido em três categorias:
Primeira engloba a natureza e o meio ambiente, as montanhas, rios, árvores, grandes parques naturais, como é o caso do Parque Estadual da Serra do Mar, no litoral de São Paulo, que é a maior parte de mata atlântica preservada no Brasil.
Segunda engloba o conhecimento, técnicas e práticas, o chamado patrimônio intangível, como as danças, festas, rituais, receitas, sotaques, todas as crenças e costumes de um povo.
O ultimo engloba bens materiais, que é a junção das duas primeiras categorias, ou seja, o conhecimento do homem modificando o meio ambiente. Nesta categoria podemos destacar as construções, seja de concreto armado ou de pau-a-pique, além de objetos e artefatos que muitas vezes podem ser únicos representando um determinado povo, caracterizando sua cultura a partir de como aquele artefato era utilizado, seja para enfeitar, utilizados com ferramentas ou ate mesmo casas onde se realizavam rituais.
A esses artefatos individuais existem os “ecomuseus” que são divididos por região, onde se reúne objetos variados que contam o processo de desenvolvimento de cada cultura.
Os artefatos são divididos em três grupos, os de uso imediato, como os alimentos, os ingredientes deste alimento, os potes de armazenamento, etc. Os de uso restrito, que são aqueles que foram utilizados apenas em uma ocasião, assim como um lenço de papel. Por fim os artefatos de uso prolongado, que de tão antigos podem ter seu uso original modificado, assim como alguns casarões, ou edifícios