O que é patrimônio histórico
AUTOR: Carlos A. Lemos
EDITORA: Brasiliense
Coleção: Primeiros Passos
No livro o autor fala sobre o que é, pra quê e como preservar um patrimônio histórico. Ele classifica algumas formas de como preservar de acordo com cada tipo de patrimônio.
O livro contém 117 páginas, possui 6 capítulos que foram dividos pensando em cada estapa necessária para entendermos desde o começo da preservação até o modo com que devemos classificar e “cuidar” de cada patrimônio de forma específica.
O livro busca definir e dar ênfase à preservação dos patrimônios históricos detalhadamente. Esses artefatos possuem uma classificação ampla. Esta classificação permite que cada um deles seja tratado de forma individual e de maneira que melhor satisfaça o interesse do preservador. Os patrimônios são classificados de acordo com seu valor histórico e social. O autor se preocupa com o meio em que o artefato está relacionado. Para ele, o artefato pode sim possuir um novo uso devido às necessidades dos costumes, valores, princípios e introdução de novas culturas que se alteram conforme o passar dos anos. Carlos busca valorizar o que é mais significativo para a memória do patrimônio e respeita o interesse individual de cada grupo da sociedade do bem que está sendopreservado. Lemos interpretava o contexto urbano como algo a ser preservado, porém isto era dificultado devido às transformações nos traçados urbanos que eram constantes. O autor cita o Mario de Andrade pois este também era muito interessado na questão de preservação da memória cultural. Antes do Iphan surge o Sphan que fora desenvolvido com o intuito de promover todas as intervenções nos patrimônios. Para que os patrimônios fossem classificados estabeleceram-se medidas concretas em documentos como a Carta de Veneza e de Brasília que foram elaboradas por profissionais interessados em conservação com conceitos e métodos de preservação e que apontam regras para a