Teoria da avaliação
TEORIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
TEORIA DA APRENDIZAGEM:
Se analisarmos as mudanças em relação às teorias da aprendizagem chegaremos à seguinte conclusão, que houve sim mudanças sobre o conceito indivíduo e aprendizagem, porém mesmo nos tempos atuais percebemos uma grande discrepância entre a sociedade privilegiada e a não privilegiada, a qualificação do trabalho intelectual e a desqualificação do manual.
Ocorreram também mudanças no papel do professor, onde o ensino era centralizado, sendo o professor o dono da verdade absoluta e o educando o receptor passivo, nos dias atuais ainda existe está conduta em alguns profissionais da área, porém percebemos que houve transformações onde há troca de conhecimento e diálogo.
A pedagogia nova foi inserida para tentar solucionar os problemas causados pela tradicional, porém não teve sucesso uma vez que havia a necessidade de uma mudança radical no método de ensino, como recursos matérias, físicos, humanos, entre outros.
Infelizmente devido a ser necessárias verbas para atingir esse objetivo apenas a classe privilegia (escolas particulares/burguesia) conseguiram ter sucesso nesse processo novo de aprendizagem.
As demais teorias tiveram como domínio a classe alta da sociedade, estado, mídia, escola, onde o dominado permanece sempre passivo como um processo natural.
Muitos traços ainda permanecem mesmo com todas as mudanças, a desqualificação do trabalho manual, o preconceito ao aluno com déficit de aprendizagem (marginalização da sociedade), professores com postura de centralizada (fechado para diálogo), entre outros.
Avaliação da aprendizagem:
A avaliação da aprendizagem passou também por algumas mudanças, desde o conceito do que seria avaliar a aprendizagem, como realizar essa avaliação e até mesmo os profissionais que iriam avaliar.
Obter uma boa nota (0 a 10), era o instrumento para avaliar o desempenho do aluno, e a tarefa de avaliar era exclusiva do professor