Desenvolvimento humano e social - unidade 5
0,25 em 0,25 pontos Em uma sociedade marcada pela violência não são incomuns os acidentes de trânsito e as lesões por arma de fogo que desencadeiam sérias incapacidades e deficiências irreversíveis, exigindo ações de readaptação, reabilitação e uma profunda reestruturação da vida da pessoa. As ações nesses casos fazem parte da:
Resposta Selecionada:
Corretac.
Prevenção Terciária
Resposta Correta:
Corretac.
Prevenção Terciária
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos Fernando é portador de quadro de deficiência visual parcial em decorrência de um acidente automobilístico, aos 18 anos. Atualmente, com 24 anos concluiu o curso de Administração de Empresas, e agora está prestes a ingressar em uma indústria que oferece vagas para o cumprimento da Lei de Cotas para pessoas com deficiência (Lei nº 8213/91) e de aprendizes (Lei nº 10.097/00). Essa legislação imputou às empresas, com 100 (cem) ou mais empregados, o dever de contratar reabilitados ou pessoas com deficiência, habilitadas, no sistema de cotas, que variam de 2% a 5% do total do quadro de funcionários. A inclusão de Fernando no ambiente de trabalho exige que:
Resposta Selecionada:
Corretab.
Os empregadores permitam adaptações arquitetônicas e outras que permitam o pleno exercício profissional.
Resposta Correta:
Corretab.
Os empregadores permitam adaptações arquitetônicas e outras que permitam o pleno exercício profissional.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos Anselmo atua no departamento de Recursos Humanos de uma indústria alimentícia, que conta com 250 colaboradores. No último ano chamou sua atenção o aumento do índice de absenteísmo por doenças ocupacionais. Como o número de ausência por causas ligadas às doenças crescia muito, Anselmo propôs encontros com profissionais de saúde que trabalham apoiados em Ergonomia e na gestão de saúde no trabalho, buscando eliminar as situações de risco e a organização das relações de trabalho visando o bem estar dos funcionários. Este é um