Teoria da Argumentação Juridica
Profa. MSc. Carmen Hornick
Níveis de Linguagem
Língua oral
Caracteriza-se pela informalidade, pelo emprego de palavras mais comuns, mais simples.
São características da língua falada: a mensagem é transmitida de forma imediata: o emissor e o receptor conhecem bem a citação e as circunstâncias que os rodeiam a mensagem é breve; é permitido o emprego de elementos prosódicos, como entonação, pausa, ritmo e gestos que enfatizam o significado dos vocábulos e das frases; é admitido o emprego de construções simples, com ênfase para orações coordenadas e a presença de frases incompletas.
Língua escrita
São características da língua escrita: a mensagem é transmitida de forma não imediata; o receptor não reconhece de forma direta a situação do emissor e o contexto; a mensagem é mais longa do que na língua falada; não é possível a utilização de elementos prosódicos. O emprego dos sinais de pontuação tenta reconstruir alguns desses elementos; exigem-se construções mais complexas, mais elaboradas com ênfase para orações subordinadas, e a ordenação da mensagem é mais planejada.
Leia: A loucura da liberdade: é a hora que ele tá ficando livre da indústria
Vamos trabalhar?
Reconhecer e explicar três características da modalidade oral da língua presentes no texto
Reescrevê-lo na modalidade escrita, na norma culta padrão.
“Bom, mais nóis tava saindo...aí nóis vamu pru relógio... No relógio todo mundo qué chegá mais ou menos um pouquinho antes pra sê u primeiro da fila, entendeu? Justamente u que eu falei na entrada... aí chega no relógio todo mundo qué sê u primeiro da fila lá nu relógio. Purque é hora de i embora, na hora de vim ninguém liga pra negócio de relógio. Mais na hora de i embora todo mundo qué picá o cartão. Deu duas e vinte, se tá di noite, nego põe u cartão ali dentru du relógio pra sê u primero. Aí aquele empurra ... empurra tem veiz que tem qui vim o chefe lá pra podê tomá conta dus pião. É uma loucura natural do