teoria da aprendizagem
Pensar sobre a teoria da aprendizagem, com base nos pontos comuns entre filosofia, a pedagogia e a psicologia é um grande desafio. E para representarem essa aprendizagem elegemos cinco autores os quais conheceremos um pouco a partir de agora.
As bases históricas da filosofia, da psicologia e da educação: um diálogo que permeia a pedagogia.
A mais antiga da três áreas é a filosofia, pois ela vem da Idade Antiga, passando pela Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, ate chegar á atualidade.
E na Grécia antiga surgiu a aprendizagem formal quando o homem passou a racionalizar e a teorizar sobre o mundo que o cerca, sendo que a partir disso apresentamos os pilares filosóficos dessa tríade(filosofia, pedagogia e psicologia)abordando grandes nomes como Sócrates, Platão e Aristóteles.
E já na idade moderna vários filósofos se destacaram entre eles estão o inglês Francis Bacon e o também francês René Descartes, com sua visão mecanistica e racional do homem. E foi nos séculos XVII ao século XX que a ciência que compõem a pedagogia e a psicologia tiveram grandes avanços. E sobre a psicologia temos uma breve contextualização histórica e de seu desenvolvimento. E com esses estudos concluíram de maneira decisiva para o processo educativo ate a atualidade.
A dimensão construtiva de Jean Piaget: o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos
Neste capitulo vimos a historia e obra de Piaget, ele elaborou uma teoria com ênfase na ação do sujeito sobre o mundo e ainda de acordo com sua teoria vimos que o desenvolvimento da inteligência são organizada em quatro etapas. E que a educação é a única forma de interação da pessoa com o mundo. A psicologia de Lev S. Vigotski: o aprendizado como processo social.
Neste capitulo vimos os postulados de Vigotski por meio da recuperação da historicidade de seu pensamento, um material muito importante para psicopedagogos quanto