TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSORA A DISTÂNCIA (EAD): MONICA SATOLANI
TUTORA PRESENCIAL (EAD): TATIANE LESSA ARAUJO
SÃO PAULO 2013
INTRODUÇÃO
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerencia administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disto é visto como obcecado pelo comando. A empresa como um sistema fechado. A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente.
Manipulação dos trabalhadores, bem como a administração cientifica de Taylor, que fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores. Essa crítica relativa à influência negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gestão de empresas - mais especificamente nas indústrias - pode ser observada através do filme "Tempo Modernos". Dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram críticas por serem eminentemente mecanicistas e, até mesmo, motivadas no sentido da exploração do trabalhador, como se fora uma máquina. Principalmente a partir da contribuição de psicólogos e sociólogos, onde surgem outras escolas de Administração, a começar pela Escola de Relações Humanas.
ARTIGO – TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante. Somente a partir do século XX é que se apresentou um desenvolvimento de notável pujança e inovação.
Num tempo muito remoto, já era possível perceber noções administrativas nas construções das pirâmides do Egito e da muralha da China (pela complexidade e grandeza desses empreendimentos), nos papiros egípcios e nas