Teoria da Administração cientifica
No fim do século XIX e início do século XX nascia no mundo o método da Administração Cientifica ou em outros termos Taylorismo.
Tal método tinha como principal característica uma organização e divisão das tarefas a fim de obter sempre o máximo de eficiência e rendimento num período mínimo de tempo e atividade, sendo assim, os trabalhadores eram escolhidos com base em suas aptidões e então treinados para que pudessem exercer com extrema eficiência seu trabalho.
Implantado pelo famoso engenheiro mecânico e economista Frederick Winslow Taylor o então Taylorismo trazia como princípios: Principio do Planejamento: No qual sairia de cena o improviso que seria substituído pelo Planejamento total.
Principio do Preparo e Especialização do Trabalhador: O operário seria treinado para exercer tal função com excelência a fim de atingir sua meta.
Princípio do Controle: Supervisionar a área operacional a fim de se certificar de que tais métodos estão sendo utilizados de maneira correta.
Principio da Execução: Distribuir de maneira correta os trabalhos e tarefas.
Entretanto, tal método originou uma revolução em todo o mundo e dentre as principais criticas estavam:
Não levar em conta o lado social e humano do trabalhador;
Transformar o operário em uma máquina repetitiva;
Trata da organização como um sistema fechado sem levar em consideração os parâmetros externos;
Fontes:
http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/ Acesso em: 27/09/2014 23:37.
Teoria Cientifica da Administração
No fim do século XIX e início do século XX nascia no mundo o método da Administração Cientifica ou em outros termos Taylorismo.
Tal método tinha como principal característica uma organização e divisão das tarefas a fim de obter sempre o máximo de eficiência e rendimento num período mínimo de tempo e atividade, sendo assim, os trabalhadores eram escolhidos com base em suas aptidões e então treinados para que pudessem exercer