ensino fundamental
Objetivo/ Por que ela foi elaborada/ A que nível de escolaridade atende.
Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos. A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos. A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões a partir de 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil é até 2010.
Ressalte-se que a aprendizagem não depende apenas do aumento do tempo de permanência na escola, mas também do emprego mais eficaz desse tempo: a associação de ambos pode contribuir significativamente para que os estudantes aprendam mais e de maneira mais prazerosa.
Para a legitimidade e a efetividade dessa política educacional, são necessárias ações formativas da opinião pública, condições pedagógicas, administrativas, financeiras, materiais e de recursos humanos, bem como acompanhamento e avaliação em todos os níveis da gestão educacional.
Exclusão na Educação: por que acontece?
A Exclusão na Educação ainda acontece porque ainda encontramos problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo/individuo, como por exemplo, aparência, deficiência, raça, posses econômicas e religião. Ressaltando que o social, cultural, político e econômico estão diretamente ligados a exclusão na educação.