ENSINO FUNDAMENTAL
INTRODUÇÃO
Sabemos que o ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental se inicia aos seis anos e termina aos dez anos. E gratuito e obrigatório e tem como objetivo a formação básica do cidadão.
Porém ao pensar sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos remete a diferentes dimensões de análise: questões da infância, da cultura, das teorias de desenvolvimento humano, questões curriculares, metodológicas e prática em sala de aula, formação de professores, a função social da escola, politicas públicas como a ampliação da idade de ingresso na escola, á participação das famílias na escola, entre outras. É de suma importância que o corpo docente das crianças nesta idade escolar, promove o estimulo á curiosidade, a pesquisa, a reflexão e ao desejo de aprender.
O estágio de observação é o primeiro momento de participação do aluno estagiário no processo ensino aprendizagem é nesta oportunidade estarei em contato com os alunos na qual irei aprender sobre as dificuldades, peculiaridade e anseios de cada uma. Compreender como as instituições se organizam para receber e conduzir esses alunos até a conquista da aprendizagem através da intervenção do professor.
Essa experiência pedagógica para mim é de grande importância, pois tenho certeza que irá contribuir muito na minha futura profissão.
Fundamentação teórica
Anos iniciais do ensino fundamental
A organização do ensino fundamental divide-se na pratica em dois ciclos, o primeiro que correspondem cinco anos chamados Anos Iniciais do Ensino Fundamental e o segundo chamado anos finais.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental envolve, crianças dos 06 aos 10 anos. Nos primeiros anos, as crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens, e sons. Por meio de processos pedagógicos, busca-se conduzir a criança ao conhecimento pessoal família e social. Na maioria das escolas trabalhem-se as disciplinas de Artes, Música, inglês, Educação Física, Oficina