Teoria Contingencial
Para compreensão, aplicação e explicação essas pesquisas foram de alta importância e contigentes no que diz respeito ao modo como as empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa escolheu como seu domínio de operação. Em outras palavras, essas condições são ditas "de fora" da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades ou então ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
Em virtude do que foi mencionado ,pode-se dizer que não há melhor forma de se organizar senão uitilizando a teoria citada.
Levando-se em consideração esses aspectos , pode-se concluir que é tudo relativo, tudo depende na teoria contingencial.
É imprescindível que todos se conscientizem de que nessa teoria existe uma ligação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para se alcançar determinados objetivos dentro de uma organização. definindo que as variáveis ambientais são independentes e as técnicas administrativas como variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
Numa relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, e técnicas administrativas são dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então".
Porém, esta relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a administração é ativa e não passiva, isto é dependente, procurando aquelas relações funcionais entre o ambiente independente e as técnicas administrativas dependentes que melhorem a