Padronização de soluções diluídas de ácidos-bases fortes
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLÓGICA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Natalia Ritez Rivaben
Priscila Rodrigues de Camargo
EXPERIÊNCIA 4: PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES DILUÍDAS DE
ÁCIDOS E BASES FORTES
São Carlos - SP
2014
2 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
03 OBJETIVOS
07 3 DESENVOLVIMENTO
08 3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
3.1.1 VIDRARIAS E INTRUMENTAIS
3.1.2 REAGENTES E SOLUÇÕES
3.2 PROCEDIMENTO
3.3 RESÍDUOS QUÍMICOS
10
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
4.1 PADRONIZAÇÃO DO HCl
4.2 NEUTRALIZAÇÃO DO NaOH
14
5 CONCLUSÃO
17
6 REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
MÉTODOS TITULOMÉTRICOS:
Para determinar a concentração de um determinado soluto em solução diluída, utilizase de métodos analíticos como a Titulometria. Os métodos titulométricos incluem um amplo e poderoso grupo de procedimentos quantitativos baseados na medida da quantidade de um regente de concentração conhecida que é consumida pelo analito. A titulometria volumétrica envolve a medida de volume de uma solução de concentração conhecida necessária para reagir essencial e completamente com o analito. A titulometria gravimétrica difere unicamente em relação ao fato de que a massa do reagente é medida em vez do seu volume.
Na titulometria coulométrica, o “reagente” é uma corrente elétrica direta constante de grandeza conhecida que consome o analito. [1]
TITULAÇÃO VOLUMÉTRICA
A análise volumétrica, ou titulometria, consiste basicamente em determinar o volume de determinada solução de concentração exatamente conhecida, necessário para reagir quantitativamente com outra solução, cuja concentração quer se determinar.
A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão; e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente