Teoria Contingencial
Também conhecido como macroambiente, o ambiente geral é o ambiente externo comum a todas as organizações, o que acontece no ambiente afeta todas as organizações. É formado pelas seguintes variáveis:
• Condições tecnológicas: onde as organizações precisam se adaptar e utilizar a tecnologia do ambiente geral.
• Condições legais: são as leis do caráter comercial, trabalhista fiscal e civil que afetam de alguma forma as organizações.
• Condições políticas: formam decisões políticas que influenciam as organizações, exemplo uma nova lei pode interfeir nas tarefas de uma organização.
• Condições econômicas: formam aspectos econômicos como a inflação e distribuição de renda interna.
• Condições demográficas: são as estatísticas que determinam as características do mercado atual e futuro como a taxa de crescimento, sexo e idade.
• Condições ecológicas: as organizações influenciam e são influenciadas por fatores como o clima e a poluição.
• Condições culturais: a cultura de um povo influencia as organizações através de seus participantes ou consumidores.
IMPACTOS DA TECNOLOGIA. A tecnologia, assim como o ambiente, é uma variável que influencia as características da organização, que utilizam alguma forma de tecnologia em suas tarefas. Como podemos ver, a tecnologia tem grande impacto no funcionamento das organizações em diferentes níveis.
Alguns autores afirmam que a tecnologia determina a estrutura e o comportamento das organizações. A eficiência tornou-se o critério onde as organizações são avaliadas pelo mercado.
A tecnologia permite também aos administradores melhorarem cada vez mais a eficácia organizacional (a tecnologia permite que o processo seja melhorado, ou seja, aumenta a eficácia e provavelmente aumenta a eficácia).
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL. Há uma nova abordagem contingencial em relação a estratégia organizacional. Nesta abordagem, a estratégia organizacional não é mais um processo formal e passa a ser uma