Teoria Construtivista de Jean Piaget
CURSO DE PEDAGOGIA
AS TEORIAS CONSTRUTIVISTAS DE JEAN PIAGE
BOA VISTA – RR
MARÇO-2014
ANA PAULA de souza macena
Trabalho apresentado para obtenção parcial de nota da disciplina Fundamentos da Filosofia e Educação do curso de Pedagogia do 2º semestre sob a orientação da professora Karla Cavalcante da Conceição da Universidade Paulista.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
As teorias da evolução e do desenvolvimento, principalmente a de Darwin, tiveram enorme impacto nas ciências humanas, notadamente na psicologia. Piaget importou da biologia diversas formulações teóricas que fundamentaram as suas teorias sobre o desenvolvimento ontogenético humano.
A sua tese central estabelece a existência de uma correspondência de funções e isomorfismos parciais de estruturas entre a biologia evolutiva e as funções cognitivas dos sujeitos. Entretanto, suas idéias sobre a evolução dos seres vivos, com ênfase no papel do comportamento na evolução, pouca influência tiveram na biologia dominante de sua época.
Não obstante, as teorias epigenéticas contemporâneas da evolução, em confronto teórico com o paradigma neodarwinista, reproduzem e atualizam as ideias piagetianas sobre a evolução e desenvolvimento dos seres vivos. Nesse sentido, defende-se aqui a ideia segundo a qual Piaget formula plataforma teórica que estabelece bases comuns para a psicogênese e a evolução orgânica.
1. A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET E A EVOLUÇÃO
Segundo Piaget, as estruturas mentais ou orgânicas que constituem a inteligência, não são inatas (como era defendido pelo maturacionismo) nem determinadas pelo meio (como era defendido pelo behaviorismo). Elas são o produto de uma construção devido as influências do meio e a capacidade do organismo de ser influenciado e de responder a essas influências.
É através das ações do