Construtivismo
Uma das teorias mais importantes na Educação atual, a Teoria Construtivista, surgiu a partir das experiências do biólogo suíço Jean Piaget, que observando crianças desde o nascimento até a adolescência, percebeu que o conhecimento se constrói na interação do sujeito com o meio em que ele vive, rompendo assim os paradigmas da educação. Adotado em escolas em todas as partes do mundo, a teoria construtivista tem sido alvo de críticas e ao mesmo tempo de elogios por vários pedagogos.
A Teoria Construtivista que veio para romper os paradigmas da educação, surgiu através das idéias de Jean Piaget, no qual se fundem as correntes educacionais existentes até então, a apriorista e a empirista.
Tendo por base essas afirmações, pode-se entender o que é a Teoria Construtivista, uma teoria educacional, que surgiu a partir dos estudos de Piaget, no séc. XX, onde este pesquisou como o conhecimento é formado na mente, desde bebes, observando como um recém-nascido passava do estado de não reconhecimento de sua individualidade frente o mundo que o cerca indo até a idade de adolescentes, onde já temos o início de operações de raciocínio mais complexas. Destas observações, feitas de forma sistematizadas com uma metodologia de análise, denominada o Método Clínico, Piaget estabeleceu as bases de sua teoria, a qual chamou de Epistemologia Genética.
A teoria construtivista, que virou uma febre educacional e a resposta para todos os problemas da Educação, talvez possa ser o método que busque atender melhor as expectativas da comunidade escolar, embora não somente um método resolve os problemas de uma escola, não basta a escola ter um projeto pedagógico que traz como método de ensino o construtivismo, se não aplicar de forma concreta as idéias de Piaget, entendo que a interação do sujeito com o meio em que ele vive inicia-se desde a mais tenra idade, não subjugando os menores, os mais pobres, como se sua condição de baixo conhecimento esteja