o mundo e suas economias
Módulos expositivos
A Ciência que muda o mundo nos Media
A ciência afecta o nosso dia-a-dia e molda a nossa percepção do mundo. O motor da mudança é o desejo de questionar tudo quanto nos rodeia. Que descobertas revolucionárias fizemos sobre nós próprios, a nossa saúde, o nosso planeta e o nosso universo nos últimos cem anos?
A exposição é constituída por um Lounge Ciência e por quatro grandes áreas temáticas: A Vida e a Mente, Viver melhor, O Sistema Terra e Para além do Visível.
A exposição "A Ciência que muda o mundo" resulta da parceria entre quatro centros de ciência europeus - Museon, Heureka, Universcience e Pavilhão do Conhecimento - e destina-se a maiores de 12 anos.
A ciência alargou consideravelmente o nosso conhecimento sobre o que somos, quem somos e de onde vimos. Todos nós possuimos um conjunto único de genes que influencia profundamente o nosso desenvolvimento e a nossa vida. O nosso cérebro possui uma capacidade permanente de mudança. É a interacção entre os nossos genes, o ambiente e as nossas acções que nos molda e nos transforma naquilo que somos.
A esperança de vida das pessoas que nasceram no mundo ocidental duplicou em apenas um século. A vacinação, os antibióticos, a higiene, a contracepção e os cuidados de saúde reduziram a mortalidade infantil e prolongaram a vida de um crescente número de pessoas.
A Terra está em constante mutação. Quase tudo está interligado no nosso planeta: os vulcões, os terramotos, o clima, as correntes oceânicas, as paisagens, a erosão, a fauna e a flora. Nós, os seres humanos, também influenciamos os fenómenos que ocorrem na Terra.
Há um século, a física era considerada um campo completo da ciência. Em poucas décadas, porém, tudo mudou: verificou-se que as leis da física não têm aplicação universal. Actualmente, olhamos de uma forma totalmente nova para o infinitamente grande e para o infinitamente pequeno.
É tempo de descontrair! Acomode-se num sofá e converse