ECONOMIA MUNDO
O capitalismo não é um sistema que determina como a economia está se comportando, sua principal diferença, é a relação estabelecida com o trabalho, isso desenvolve meios para que seja possível a extração de excedentes econômicos.
A economia comercial extrai excedentes econômicos através das diferenças entre preços de compra e venda das mercadorias, e aumenta a extração de excedentes através do estabelecimento de diversos monopólios comerciais nacionais.
A denominação economia-mundo deve ser entendida como uma articulação econômica, que tem seu inicio a partir do século XVI, entre a Europa Ocidental, a Oriental, a Ásia, a América e a África. Com maior centralização na Europa Ocidental, procurando estabelecer uma relação de trocas desiguais a seu benefício, tornando possível pela expansão ultramarina europeia que faz com que ao mesmo tempo outras áreas acabassem se especializando produtivamente, para abastecer a Europa Ocidental, acarretando a fazer América e África se tornassem apenas produtoras, realizando a primeira produção, e com a falta de mercado interno, durante os séculos XVI, XVII e XVIII o consumidor na economia americana e africana depende da Europa para o termino do ciclo.
Por ser o único Estado a dar condições ao funcionamento, teve fator no absolutismo, o mesmo necessitava de segurança para os trajetos sobre o oceano, conhecido posteriormente como o Mercantilismo.
Esses dados dão forma a principal característica do mesmo, a acumulação de capital, regimes de monopólio de comercialização dos produtos da economia-mundo que se fez presente nos Estados