O construtivismo
É uma teoria educacional com base nos estudos psicológicos de Jean Piaget que visa favorecer ao aluno que se desenvolva mentalmente de acordo com sua faixa etária. Tem como objetivo formar pessoas com autonomia, que constroem suas próprias idéias e pode ser capaz de criar uma visão particular do mundo, visa também que o aluno participe de seu próprio aprendizado através de experimentação, desenvolvimento do raciocínio e pesquisas em grupo usando novas práticas pedagógicas.
Piaget desenvolveu a idéia do construtivismo, mas quem a tornou conhecida foi Emilia Ferreira. Para ela a construção do conhecimento pelo construtivismo é individual e depende do meio social que se vive, sendo na escola ou fora dela, a criança passa por etapas construindo o seu conhecimento. O tempo necessário para passar as etapas da formação do saber é muito variável para cada indivíduo.
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o inicio da adolescência, são eles: Sensório motor, Pré Operacional, Operações Concretas, Operações Formais, elas ocorrem quando a capacidade plena de raciocino é atingida. Assim a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso não adianta ensinar o aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. O trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas favorecer a atividade mental do aluno. Por isso importante não é apenas assimilar conteúdo, mas também gerar questionamentos e ampliar as idéias.
Aluno: No construtivismo entende-se que cada aluno tem seu processo particular de aprendizagem, ele acompanhado de forma individual pelo professor e o trabalho em grupo é muito valorizado, na aprendizagem ele entende que as regras gramaticais se adquirem praticando e ocorre na medida em que o aluno vai dominando a escrita, pois é preciso entendê-las praticando.
Os construtivistas não aceitam a