condutimetria
Inicialmente preparou-se uma série de 5 padrões de NaCl: 0,5; 0,75; 1,00; 1,25; 1,50 g NaCl/100 mL.
Para a solução de 0,25 g NaCl/100 mL, mediu-se 0,25 g de NaCl em balança analítica e em seguida solubilizou-se esta massa com água destilada em um béquer de 25 mL. Esta solução foi transferida para um balão volumétrico de 100 mL, completou-se seu volume com água destilada e homogeneizou-se a solução.
O mesmo procedimento foi realizado no preparo das demais soluções.
Calibrou-se o condutivimetro conforme procedimento indicado no item 2.3 e realizou-se as medidas da condutividade. Primeiramente realizou-se a medida da condutividade de um solução de 0,00 g NaCl/100 mL, seguida das soluções padrões preparadas em ordem crescente e por ultimo da amostra de soro fisiologico.
Para cada solução anotou-se os valores de condutividade medido no condutivimetro e organizou-se em na Tabela II do item 3.4.1.
3.3.2 Titulação Condutimetrica
Em um primeiro momento preparou-se uma amostra contendo o soro fisiológico, para posterior titulação da mesma. Para isso pitou-se 10,00 mL do soro fisiológico e o transferiu-se para um balão volumétrico de 100 mL o qual teve seu menisco aferi-se com água destilada. Previamente realizou-se a calibração do equipamento conforme item 2.3.
Logo após o preparo da amostra, montou-se o sistema de titulação para isso encheu-se a bureta com solução de nitrato de prata 0,1 mol. L-1, ao béquer com a solução de soro fisiológico previamente preparada a ser analisada, colocou-se o eletrodo combinado de platina imerso na solução a ser titulada e ligou-se a agitação magnética.
Realizou-se a titulação fazendo-se adições de titulante de 1,0 mL em 1,0 mL.
A cada adição de titulante anotou-se os valores de condutividade medido no condutivimetro e organizou-se em na Tabela III do item 3.4.2.