Condutimetria
CONDUTIMETRIA
A condutimetria é um método de análise que se fundamenta na medida da condutividade elétrica de uma solução eletrolítica. A condução da eletricidade através das soluções iônicas ocorre devido à migração de íons positivos e negativos; durante a aplicação de um potencial de corrente alternada. Os valores das resistências medidas obedecem a 1ª lei de Ohm, isto é, E = R i (ou V =R i).
As determinações condutimétrica podem ser divididas em dois grupos: a condutimetria direta e a titulações condutimétrica.
As medições condutimétricas diretas não são seletivas, pois qualquer íon contribui para a condutância duma solução, logo não é possível determinar a concentração de um íon em solução.
Numa titulação condutimétrica segue-se a variação da condutância da solução em análise à medida que o reagente titulante é adicionado de uma bureta. As titulações condutimétricas, ao contrário da condutimetria direta, permitem a determinação da concentração de um íon em solução, uma vez que da reação química que ocorre entre titulante e titulado resultam alterações da quantidade de íons presentes em solução com substituição dos íons iniciais por outros de mobilidades diferentes e portanto a condutância da solução titulada varia.
2. Objetivo
O objetivo do trabalho em si é demonstrar de maneira clara como é realizada a análise de condutividade em nove tipos de solução acessíveis a qualquer um e seus resultados.
3. Parte experimental
3.1 Materiais e reagentes
9 béqueres
Agua deionizada
Papel toalha
Café
Chá mate
Coca-Cola
Leite de magnésio
Vinagre
Biotônico
H2O
H2O com sal
H2O com açúcar
3.2 Procedimento experimental
Para ser realizada a análise de condutimetria foi necessário a limpeza do eletrodo com agua deionizada e um papel macio evitando-se assim riscos no aparelho, logo após foi necessário a calibragem do aparelho com a solução padrão de