exercícios Gestão da manutenção
AVALIAÇÃO FINAL
Manutenção – Introdução
01. Defina e explique os seguintes termos utilizados na Análise Estratégica da Manutenção.
a) Confiabilidade: É a probabilidade de o produto não apresentar falhas dentro de determinado período de tempo. Podemos considerar o MTBF como uma medida da confiabilidade de um equipamento ou sistema.
b) Disponibilidade: Período de tempo em que o equipamento ou sistema poderá ser utilizado para sua finalidade. As paradas para manutenção são um dos fatores que reduzem a disponibilidade do equipamento.
c) Gestão dos Ativos: É a forma como são mantidos os ativos da empresa, tendo como premissa SMS, visão sistêmica e integrada, enfoque em resultados, confiabilidade, contrato de serviços/resultados, identificação e bloqueio das causas, manutenção preditiva e engenharia de manutenção.
02. Explique com suas palavras a Matriz de Tolerabilidade do Risco, analisando o estágio de degradação dos componentes de um sistema produtivo?
Esta matriz é uma ferramenta para identificação ou mapeamento dos equipamentos que fazem parte do sistema, levando em consideração seu estado de degradação e consequente aumento ou redução do risco de falha. Para construí-la todos os equipamentos devem ser caracterizados em um dos quadrados cruzando as consequências de suas falhas e a probabilidade de ocorrerem. Com ela podemos nos basear e tomar decisões a respeito do tipo de gestão de manutenção a ser utilizada para cada equipamento de acordo com seu estágio de degradação.
Qual a sua importância para avaliação do estágio de manutenção de uma empresa durante o seu ciclo de vida?
Como falado anteriormente, esta matriz nos permite de forma simples avaliar o estágio de manutenção da empresa, pois, se a maioria dos equipamentos se encontra na região verde (baixo risco) significa que a manutenção dos ativos está ocorrendo de forma adequada e que a probabilidade de ocorrer uma falha com