PLANEJAMENTO
Os gerentes de manutenção estão recebendo, cada vez mais, maiores responsabilidades e, em muitos casos, com uma estrutura “enxuta”, devido à redução de gastos, na busca à resposta de novas exigências dos consumidores, ou clientes. Assim têm que se aperfeiçoar e buscar aperfeiçoamento de seu pessoal através da maior capacitação e intercâmbio de informações.
Confirma-se que a atenção das empresas para a área de manutenção está cada vez mais ativa através dos investimentos em capacitação, implantação de sistemas automatizados, modernização de estrutura, aquisição de novas ferramentas e instrumentos, terceirização e, em alguns casos, aquisição de sensores ou medi- dores para permitir melhorar o desenvolvimento desta atividade.
Os prestadores de serviço buscam além de sua maior capacitação, o aumento de criatividade buscando responder às necessidades de seus clientes, em muitos casos, em processo de definição pela rapidez com que as exigências se apresentam.
Este é o momento adequado para grupar e transmitir conhecimento acumulados de processos modernos de planejamento e controle de manutenção, gestão de manutenção através de índices e consultas e terceirização.
Objetivos
Capacitar, desenvolver e reciclar os participantes nos principais aspectos ligados aos temas indicados, dentro de una sistemática que inclui exposição e exercícios práticos.
Metodologia
Durante o curso são realizados trabalhos e dinâmicas em grupos com aplicações práticas utilizando técnicas modernas de apresentação na parte teórica e de debates e defesa de soluções na parte prática através de exercícios de dinâmica de grupo na análise de casos reais.
Carga horária: 24 horas
Dirigido a: Gerentes, Engenheiros, Técnicos, Inspetores, Programadores e Supervisores de Manutenção e Operação.
Conteúdo Programático
1. Sistema de Informações aplicado à manutenção – onde são apresentados os conceitos de Sistema e Processo e analisadas as fases de desenvolvimento de um Sistema de Gestão de