Teoria Comportamental
2. Modelo Comportamental Surgiu a partir da década de 1950, como uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações. A abordagem comportamental – também chamada de behaviorista (em função do behaviorismo na psicologia) – marca a mais forte ênfase nas ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e humanas para os problemas organizacionais. Conceito de comportamento: Comportamento é a maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age ou reage em suas interações com o meio ambiente e em resposta aos estímulos que dele recebe.
3. Origens da Teoria Comportamental A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas . Os reflexos da Teoria Clássica da Administração originaram os estudos dos comportamentos dos trabalhadores, na sua individualidade e na convivência em grupo (Kurt Lewin 1890-1947), com base no conceito de autoridade formal e à posição rígida e mecanicista dos autores clássicos. Em 1947 Herbert A. Simon publica o livro Comportamento Administrativo que marca o início da Teoria Comportamental na Administração e a inauguração da Teoria das Decisões . O livro constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais idéias da Teoria das Relações Humanas.
4. Surge a Teoria Comportamental Dessa forma surge a Teoria Comportamental no final da década de 1940, com uma redefinição total dos conceitos administrativos: Ao criticar as teorias anteriores. O behaviorismo na Administração, não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.
5. Motivação Humana Novas proposições Para explicar o Comportamento Organizacional , a Teoria Comportamental , fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Assim um dos temas fundamentais