Teoria Comportamental
Ela tem ênfase nas pessoas, surge na década de 1940 com uma redefinição dos conceitos administrativos critica as teorias anteriores e fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, sofre forte influência da psicologia organizacional.
A abordagem comportamental aplica o conceito de que é necessário conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano.
Surge vários autores que colaboraram para a consolidação da teoria Behaviorista Hierarquia das Necessidades de Maslow
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia,em forma de uma pirâmide.
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que contribuem para o comportamento das pessoas: fatores higiênicos e fatores motivacionais. Teoria X e Teoria Y
McGregor compara dois estilos opostos: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (Teoria Y).
SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO SEGUNDO LIKERT
Os sistemas de administração elaborados por Likert procuram descrever o perfil organizacional da instituição, bem como desenvolver uma série de escalas constituídas de indicadores como a tomada de decisão; comunicação na organização; influência e interação entre seus membros; estabelecimento de metas e ainda o desempenho da organização.
A partir da análise da construção das escalas, o autor organizou o perfil de quatro sistemas de Sistema 1 ou Autocrático coercitivo,Sistema 2 ou Autoritário benevolente, Sistema 3 ou Consultivo, - Sistema 4 ou Participativo: administração: Organização