Teoria Comportamental
A Teoria Comportamental também é conhecida como Behaviorista.
Sendo que suas principais características, constituem-se na Abordagem das ciências do comportamento; Abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores;
Adoção de posições explicativas e descritivas.
De acordo com Idalberto Chiavenato (2002, p 150):
“Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.”
Então, os motivos pelos quais as pessoas cooperam, resultam na organização como um sistema que recebe contribuições como forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece incentivos e benefícios.
As organizações adotam um enfoque comportamental que incluem pessoas, interesses, motivações e sentimentos, sendo aspectos que individualizam e influenciam o comportamento que cada indivíduo dentro da empresa.
É necessário que dentro de cada organização estabeleçam-se normas de conduta e regras. Contudo, devido à proximidade entre os indivíduos de uma organização, se constroem amizades, sentimentos e interesses, e isso gera os grupos informais; estes grupos realizam algumas funções dentro de uma organização: realização de objetivos comuns, valorização dos indivíduos, proteção dos integrantes e definição de padrões de desempenho.
Para Maximiano (2000, p 294),
“A organização gera sobre seus integrantes sentimentos positivos, negativos ou de indiferença. O produto dos sentimentos individuais e grupais em relação à realidade percebida denomina-se clima organizacional. Ex: A realização de um objetivo grupal gera um clima positivo, constituído de sentimentos