industriaa no mundo
A Revolução Industrial, por sua vez, surgiu da transição do capitalismo comercial para o capitalismo industrial da segunda metade do século XVIII.
Esta Primeira foi baseada em vapor, carvão e ferro, mas a partir de 1860 surge a Segunda Revolução Industrial, empregando aço, energia elétrica e produtos químicos, e simultaneamente o capitalismo industrial se tornou capitalismo financeiro. A partir de 1970 ocorre a Terceira Revolução Industrial, com o desenvolvimento da informática. A partir de então a Indústria vem se transformando mais e mais, com seus altos e baixos, desde a grande economia que se desenvolvendo gradualmente quanto ao desgaste do meio ambiente.
A importância da atividade Industrial.
Atividade industrial, na atualidade, segue permitindo uma maior observação dos direitos trabalhistas e previdenciários de seus funcionários (bem maior quando comparado com o subemprego comumente encontrado na atividade agropecuária), ao facilitar a investigação e a fiscalização, pois todos os empregados podem ser encontrados em poucos locais, diferente da atividade agrícola, na qual os produtores podem estar em regiões bastante distantes.
Além dessa importância, os salários pagos pela indústria são superiores aos encontrados no setor de serviços e outras atividades econômicas.
A importância da atividade industrial consiste no valor agregado (mais empregos, com maiores salários, com maior movimentação da economia, com maiores garantias de atenção aos direitos trabalhistas e previdenciários) que os produtos da indústria possuem frente aos das demais atividades.