a arte de argumentar
- o que caracteriza um auditório não é propriamente os seus valores, mas a maneira como ele os hierarquiza
- a hierarquiade valores varia de pessoa pra pessoa de acordo com sua cultura, história e ideologia
- quando uma situação envolve um valor contrário ao do auditório o enunciador deve analisar esse valor esubmetê-lo a outros que pertencem ao auditório (realizando uma RE-HIERARQUIZAÇÃO)
- como descobrir como o outro hierarquiza seus valores? pela intensidade de adesão dada a eles
- para rehierarquizar osvalores pode-se utilizar técnicas conhecidas desde a antiguidade que recebiam o nome de lugares da argumentação. Lugares = locais virtuais facilmente acessíveis, onde o orador pudesse ter argumentos àdisposição em momento de necessidade
LUGAR DE QUANTIDADE afirma-se que por razões quantitativas , uma coisa vale bem mais do que outra (por exemplo se uma coisa servir a mais pessoas, ela serámelhor do que se servir apenas a alguns, ou se uma coisa é mais durável ela melhor do que a que é menos)
- utilização de números e estatísticas
LUGAR DE QUALIDADE contesta a virtude do número,valoriza o raro (único). Ex. o animal de estimação (o valor atribuído àquele animal é único), o quadro autêntico de um pintor famoso, frase de Sêneca "ninguéma ma sua pátria porque ela é grande, mas porqueela é sua" lugar de qualidade = carpe diem classicismo = predomina lugar de quantidade UNIVERSALISMO (amor cantado de modo universal) romantismo = predomina lugar de qualidade INDIVIDUALISMO(amor individualizado, particular)
LUGAR DE ORDEM afima a superioridade do anterior sobre o posterior (ex. propaganda "a primeira cerveja brasileira em lata", quem primeiro inventou alguma coisa) é ofundamento das comepetições
LUGAR DE ESSÊNCIA valoriza os indivíduos como representantes de uma essência.
Uma miss deve ser o mais próximo possível do que o júri considerar a essência