teoria comportamental
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDGAR FERREIRA GONÇALVES JUNIOR
FRANCISCA PEREIRA DE SOUZA
PAULO JOSÉ PEREIRA COSTA
YVAEL CAVALCANTE DE SOUSA
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
PALMAS/2013
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Professor: João Manuel de Sousa Will
PALMAS/2014
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Chiavenato as origens da abordagem comportamental remontam das consequências dos trabalhos de dinâmica de grupos desenvolvidos por Kurt Lewin - ainda na fase inicial da Teoria das relações Humanas e dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo, culminando com a publicação do livro de Herbert Simon sobre o comportamento administrativo. Contudo, é somente a partir da década de 1950 que se desenvolve nos Estados Unidos uma nova concepção de Administração, trazendo diferentes conceitos, variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações. A teoria comportamental marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas, humanas e flexíveis para os problemas organizacionais.
2. TEMA OBJETO DE ESTUDO
Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem Comportamental da Administração que teve seu início com Herbert Alexander Simon em 1947, mas que teve também outros expoentes importantes como: Kurt Lewin (1980 - 1947), Douglas Mc Gregor, Rensis Likert, Chris Argyris, Abraham Maslow (1908 - 1970) e Frederick Herzberg ( 1923 - 1981).
1. AS ORIGENS DA TEORIA COMPORTAMENTAL
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
Oposição ferrenha e definitiva a Teoria das Relações Humanas ( com sua ênfase nas pessoas e na Teoria Clássica ( com ênfase nas tarefas e na organização) evoluiu para o