Trabalho Infantil
Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação do país. O trabalho infantil é proibido por lei, especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis desse trabalho não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isso acontece por conta da necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são de pessoas pobres que possuem muitos filhos. Apesar de existir leis que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puní-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contrata os menores, mas mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.
O trabalho infantil no Brasil, infelizmente, ainda é um grande problema social. Muitas de crianças ainda deixam de ir à escola e sendo privada de seus direitos, trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.
Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.
Trabalho escravo no Brasil
Nas letras da lei, a escravidão