teoria comportamental da administração
A Teoria Comportamental(ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa como a abordagem da ciência do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores(teoria clássica, teoria das relações humanas e teoria burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas mas com um contexto organizacional mais amplo.
A Teoria Behaviorista não deve ser confundida com a escola behaviorista que se desenvolveu na psicologia a partir dos trabalhos de Watson ambas se fundamentaram no comportamento humano porém a que Watson fundou trouxe para a psicologia uma metodologia objetiva e científica baseado na comprovação experimental, estudando o seu comportamento(aprendizagem, estimulo, hábitos, etc....)de forma concreta e manifestada em laboratório e não através de conceitos subjetivos e teóricos(sensações, percepção, emoções, etc...).
A Teoria Comportamental tem seu início com Hebert Alexsander Simon, Chester Barnard, Douglas Mc Gregor,Rensis Likerd, Chris Argyris, são autores importantíssimos dessa teoria .Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg, e David Mc Clelland.
Origens da Teoria Comportamental
1.A teoria das relações humanas e a teoria clássica caminhou lentamente para um segundo estagio a teoria comportamental.
2.A teoria comportamental e um desdobramento, rejeitando concepções ingênuas e românticas da teoria das relações humanas.
3.A teoria comportamental critica a teoria clássica, havendo autores que veem uma verdadeira antítese da teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, do conceito de autoridade formal e a posição rígida e mecanística dos autores clássicos.
4.Com a teoria deu-se a incorporação da sociologia da burocracia, com relação a teoria burocrática, mostra-se muito crítica principalmente no que se refere ao