Teoria comportamental da administração
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behavionista) da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavioralsciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo.
A Teoria Comportamental da Administração tem o seu inicio com Herbert Alexander Simon. ChesterBarnard, Douglas McGregor, RensisLikert, Chris Argyris são autores importantíssimos dessa teoria. Dentro do campo da motivação humana salientam-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland.
Origens da Teoria Comportamental
As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:
1. A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas em relação à teoria Clássica caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental da Administração.
2. A Teoria Comportamental é, no fundo, um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, com a qual se mostra eminentemente crítica e severa. A Teoria Comportamental rejeita as concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas.
3. Teoria Comportamental critica severamente a Teoria Clássica, havendo autores que veem no behaviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da Administração, ao conceito de autoridade formal e á posição rígida e mecanicista dos autores clássicos.
4. A Teoria Comportamental mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao “modelo de máquina” que a Teoria da Burocracia adota como representativo da organização.
5. O livro O Comportamento Administrativo de Hebert A. Simon constitui um ataque aos princípios da Teoria Clássica e a aceitação das principais ideias da Teoria das