Teoria comportamental administrativa: instrumento de motivação pessoal e crescimento das organizações
Victor André Oliveira Malta
Resumo
O presente estudo apresenta a teoria comportamental da administração partindo dos principais conceitos que determinam os estudos comportamentais dentro das organizações, com o propósito de problematizar em que medida o modo pelo qual as necessidades das pessoas são tratadas influencia diretamente na motivação pessoal e consequentemente numa melhor qualidade de vida dentro das empresas.
Tem como público alvo os administradores que buscam uma estratégia empreendedora que valoriza o ser humano e suas necessidades e vêm isso como uma relação recíproca vantajosa. Essa discussão se acha necessária devido à necessidade de se rever o modo que se enxerga as pessoas apenas como máquinas de produção dentro da organização. Conclui que a consideração dos aspectos comportamentais maximiza o bem estar dos funcionários e dão aos líderes melhores decisões.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria do comportamento, Behaviorismo, administração.
Este trabalho pretende discutir a teoria comportamental administrativa como instrumento de motivação pessoal dos que integram uma organização e como isso pode influir para o crescimento da mesma. O objetivo é refletir o modo como as necessidades das pessoas são tradadas dentro das organizações e a sua contribuição para que esse modo reflita de forma positiva dentro da organização.
Traçando um percurso sobre a história da teoria, objetiva também a demonstração de que a teoria consiste em um avanço administrativo necessário, visto que, com os avanços da globalização as reais necessidades das pessoas precisaram ser repensadas e adequadas ao novo estilo de vida.
No mundo globalizado as mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto o crescimento das organizações as torna