Teste sofre fabulas
Teoria Comportamental da Administração
Dinamizando a Empresa por meio de Pessoas
Teoria Comportamental da Administração
ORIGEM
A teoria comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total de conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorismo na Administração não somente reescalona as abordagens anteriores como amplia seu conteúdo e diversifica sua natureza.
Autores
Em 1947, surge um livro que marcou o início da Teoria Comportamental na Administração: O Comportamento Administrativo de Herbert Alexandre Simon. Chester Barnard, Douglas Mc Gregor, Rensis Likert, Chirs Argyris, também foram autores de grande importância.
ORIGEM DA TEORIA
A oposição ferrenha e definitiva da teoria das relações Humanas, que tinha como ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional caminhou lentamente para um segundo estágio. Esse novo estagio representava uma nova síntese da teoria da organização formal com enfoque nas relações humanas, representando assim um desdobramento da teoria das Relações Humanas, compartilhando alguns conceitos fundamentais, utilizando à como ponto de partida e referencia, rejeitando apenas as partes ingênuas românticas da teoria.
MOTIVAÇÃO HUMANA
Para explicar o comportamento organizacional, a teoria comportamental se fundamenta no comportamento individual, para isso foi necessário o estudo da motivação humana. Assim um dos temas fundamentais da teoria comportamental da Administração é a motivação humana, campo no qual a teoria administrativa recebeu volumosa contribuição. Autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES
DE MASLOW
Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo qual as