Bacharel
Se você está numa posição de liderança e se pergunta porque sua equipe não funciona vale à pena parar para refletir sobre como você está atuando neste papel. Uma das maneiras é observar o modo como a sua equipe tem respondido, já que os colaboradores, na maioria das vezes, refletem o estilo de liderança a que estão submetidos.
Hoje falarei sobre um tipo muito comum de líder, o Autocrático ou Autoritário. Suas características são:
- Focado basicamente na tarefa.
- Centralizador, estimula o medo e a dependência.
- Muito crítico. Briga, grita, desqualifica as pessoas. Gera revolta e insegurança.
- Usa frases como: “Você não deve…”, “Você tem que…”, “Você é um incompetente…”.
- Possui crenças do tipo: “As pessoas não são confiáveis”, “Não posso contar com ninguém”, “As pessoas são incompetentes”, ”Só eu sei fazer direito”.
- Chama a equipe para saber como estão os resultados, mas já acredita que ninguém fez nada certo. Com isto, é comum as pessoas saírem de sua sala chorando ou com muita raiva.
- Há um alto “turn over” (rotatividade) na empresa.
- Tem muita dificuldade de elogiar e de reconhecer a competência e importância dos seus colaboradores.
Essas características geram uma equipe desmotivada.
Embora possuam uma postura arrogante e aparentemente não esperem nada de ninguém, são pessoas que na maioria das vezes se sentem frustradas. E incompetentes por não conseguirem montar um time. Dificilmente estabelece vínculos de confiança, o que faz também com que se sintam muito sós.
Ninguém questiona que todo o líder busca como ideal, um colaborador que esteja motivado, pense, alcance as suas metas, seja parceiro. Infelizmente o que acontece na prática é que as coisas acabam não funcionando assim.
Para isto, primeiro, faça uma reflexão e pense se está realmente acredita que pode achar alguém capaz de te ajudar? Está disposto a abrir mão, do lugar de quem “sabe tudo”, para criar uma parceria com seus colaboradores.
Se estiver, aí vão algumas dicas