teoria cognitiva de piaget
A formação do processo cognitivo é caracterizada pelo desenvolvimento progressivo dos sentidos e das percepções.
A teoria de Piaget busca estabelecer que os conceitos cognitivos sejam formados devido ao contato com o meio em que vivemos.
Numa criança recém nascida a mentalidade é mais reduzida, tendo percepções de reflexos, com o tempo ela passa a ter novos movimentos, conseguindo pegar e puxar objetos, e depois seguidamente se desenvolve e aprende a sentar engatinhar andar e falar.
Ela também passa por emoções como, sustos e alegrias têm sensações boas e ruins, cria preferências por gostos, por pessoas e objetos.
Aos dois anos a criança já consegue entender algumas palavras, mais normalmente só fala o que consegue imitar ou repetir algo que alguém posa ter falado.
Apartir dos três aos sete anos ela desenvolve a fala, a comunicação com outras pessoas, fazendo com que estimule seu pensamento e crie fantasias e duvidas.
Mesmo nesse período a criança ainda não consegue dominar totalmente os significados das palavras, onde ela passa a desenvolver seu próprio conhecimento e curiosidade.
Aos sete e doze anos já aprende a ter regras, ter limites, aonde com tudo vem às vontades e o interesse por objetos e pessoas já melhoram a coordenação motora fazendo com que consiga escrever e a direcionar objetos.
É a fase em que ela consegue compreender melhor as coisas, aprendem a trabalhar em grupo, ter idéias próprias, aprende a identificar erros, a considerar os números, peso e volume, consegue identificar os sentimentos como o respeito, a honestidade, o companheirismo, e a justiça.
Já com doze anos aparece a adolescência e seus conflitos, é a fase que desenvolve o pensamento concreto, as teorias, a reflexão, e o lado anti-social, o isolamento em determinados momentos, não aceitando conselhos e querendo mudar a sociedade.
Onde também desperta os vários sentimentos e as mudanças no corpo, onde os adolescentes criam suas